Publicado em: 26/09/24

CASSI lança Política de Relacionamento com Pessoas com Deficiência


O lançamento da Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência pela CASSI, nesta quinta-feira, 26 de setembro, coloca a Instituição na vanguarda neste tema. A iniciativa, inédita entre as operadoras de saúde, é também inovadora na forma de construção: partiu de dificuldades enfrentadas por participantes com deficiência, familiares, cuidadores e profissionais de saúde, seguindo uma metodologia científica que parte de necessidades concretas. No evento, realizado na Sede do Banco do Brasil, em Brasília, a CASSI assumiu publicamente o compromisso com ações para reduzir barreiras que pessoas com deficiência possam enfrentar no acesso aos serviços e no relacionamento com a Instituição.

Agora, inicia a fase de implementação do que a Política prevê. A revisão do programa Bem Viver, por exemplo, está entre as primeiras ações, segundo a gerente de Saúde da CASSI, Ana Gurgel. Criado há 20 anos, o Bem Viver oferece terapias e acompanhamento para garantir tratamento e desenvolvimento adequado aos participantes com deficiência. Dentre as medidas já adotadas está a capacitação de 183 profissionais de atendimento das CliniCASSI em libras, para acolher surdos, e de 500 profissionais de saúde que prestam assistência nos serviços próprios e estão em curso de qualificação para acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Contaremos com o suporte da Fiocruz para entender o modelo lógico de implementação da Política, mantendo um diálogo com a comunidade científica, e daqui a um ano apresentaremos o balanço do que for implementado”, adiantou Ana Gurgel.

“A CASSI tem muito a oferecer para o Banco do Brasil e podemos ampliar nossa parceria. Temos um desafio enorme na inclusão das pessoas com deficiência que já trabalham no Banco e pelas que estão chegando por meio do maior concurso realizado pelo BB, quando ofertamos 12,5% das vagas para PCD e preenchemos somente 10,4%”, destacou a vice-presidente Corporativa do Banco, Ana Cristina Rosa Garcia, que representou a presidente do BB, Tarciana Medeiros, no evento. A equipe do Programa de Diversidade do BB foi parceiro da CASSI na construção da Política.


Construção coletiva


Ouvir pessoas com deficiência, familiares e cuidadores para entender quais são as barreiras e os limites enfrentados foi o primeiro passo no processo de construção da Política. A CASSI realizou 27 encontros nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, com a participação desse público, além de profissionais de saúde e especialistas em inclusão e acessibilidade. As contribuições geraram mais de 900 sugestões, que, depois, foram consolidados e validados pelos 54 delegados em uma conferência nacional. “Nada sobre nós sem nós”, o tema usado para a construção do documento, portanto, define a construção participativa.

“Mais de 2,4 mil pessoas foram envolvidas na construção da Política, entre pessoas com deficiência e quem cuida delas, colocando suas dores”, destacou o diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento, Fernando Amaral, que acompanhou de perto a construção do documento. O fato de ter partido da realidade dos participantes e de ter se consolidado em forma de política torna as diretrizes permanentes, permitindo que os sigam usufruindo do que a Política assegura, mesmo na troca de gestores na CASSI. “Essa Política é de longo prazo, independentemente da gestão ou de governo, é nossa carta magna e não há quem a tire. Ela confirma que a CASSI está há 80 anos na vanguarda e vamos avançar na implementação”, reforçou o presidente da CASSI, Cláudio Said.

Acesse o documento aqui


Depoimentos

“A CASSI já assumiu a vanguarda quando criou o Bem Viver, é inclusiva e nos enche de orgulho.”
Graça Machado
Presidente do Conselho Deliberativo

“Trabalhar para o acesso das pessoas com deficiência é desafiador em qualquer empresa, e mais ainda para a CASSI, como instituição de saúde. Servimos como guia para a sociedade também ao conduzir o processo de forma coletiva, o que traz credibilidade.”
Christianne Maria Marão
Presidente do Conselho Fiscal

“Todas as vozes foram ouvidas e permite enxergar a pessoa com todas as suas necessidades. Quero ver acontecer a implementação.”
Rafael Miranda Angelo da Silva
Coordenador do grupo auto-organizado de colaboradores com deficiência da CASSI

“Foram quase dois anos de um trabalho que surgiu para tratar de demandas dos nossos participantes, mas evoluiu para a criação de uma política de cuidado capaz de abarcar todas suas necessidades e de suas famílias. Um esforço para garantir que o cuidado chegue a tempo, seja integral, para que as pessoas tenham acesso. Não apenas uma rampa, um totem ou alguém que faça o atendimento em libras, mas ferramentas para que cada pessoa com deficiência entreguem o seu melhor.”
Indyara de Araujo Morais
Coordenadora do Grupo de Trabalho de construção da Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência da CASSI

“Esse é um passo para diminuir a invisibilidade das pessoas com deficiência e um momento histórico para a CASSI, o BB e a Apabb.”
Francisco Djalma de Oliveira
Diretor Nacional da Associação de Pais e Amigos com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb)

“O lançamento é um passo importante para melhorar o atendimento que o participante com deficiência precisa e que temos o dever de oferecer. Vamos trabalhar agora para a materialização dessa Política.”
Hugo Pena Brandão
Diretor de Administração e Finanças da CASSI 

“Estamos na vanguarda e temos o melhor plano de saúde do país, não só pela assistência que oferecemos, mas porque cuidamos da vida. As ações para inclusão são uma causa de todos nós que fazemos parte da família BB e essa Política traduz isso, pois é resultado de uma jornada coletiva.”
Alberto Alves Junior
Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da CASSI.