CASSI implementa transformação digital com benefícios como agilidade nos processos, melhores cuidados de saúde e redução de despesas
Iniciada em 2021, a transformação digital da CASSI segue a todo vapor. A ação, realizada a princípio em parceria com a consultoria multinacional de referência nesse segmento KPMG, busca trazer para a Caixa de Assistência as melhores práticas do mercado e, consequentemente, gerar resultados rápidos, que levem desde à agilidade nos processos internos, até à redução de despesas.
“Olhamos para o futuro da nossa operadora com uma visão inovadora e transformadora, alinhando nossos processos e soluções tecnológicas às melhores práticas do mercado. A transformação digital e a inovação estão, cada vez mais, presentes no nosso dia a dia, trazendo mais facilidade e integrando pessoas e sistemas, de forma rápida e prática”, destaca a Diretoria da CASSI.
Novidades tecnológicas
Em 2021, houve uma série de implementações, que já estão em funcionamento, como a contestação de contas; a unificação do processo de notificações no aplicativo e no site; a reformulação das opções de adesão aos novos planos e do processo de push/notificação; além da implementação do chat de comunicação com participantes e prestadores.
Outro destaque é a criação de novos serviços de Gameficação de Saúde e Member get member (MGM) da CASSI. O foco é auxiliar na promoção da saúde e na prevenção de doenças, além de incentivar de forma inovadora e lúdica a indicação de parentes para os planos familiares.
Foram implementadas, também, ferramentas inovadoras para alertar, de forma simples, situações de riscos que podem ser apoiadas pela CASSI. Entre elas estão os simuladores de Índice de Massa Corporal (IMC) e Risco Cardiovascular (RCV). Nesse sentido, foi disponibilizada uma enfermeira, que entra em contato com todos os participantes que fizeram as simulações e oferece apoio na estratégia de cuidados individuais para cada caso. Além disso, as informações coletadas no atendimento passam a fazer parte dos sistemas de saúde, acessados pelos médicos de família das CliniCASSI.
Após as melhorias no layout das páginas do site e das atualizações no aplicativo, que facilitaram o uso e a interação com os serviços oferecidos, houve um aumento de 90 mil usuários ativos nos canais, apenas em 2022. Com relação a resultados, pode-se destacar também a nova ferramenta que facilita a contestação de serviços não realizados ou não reconhecidos, que poderá gerar uma economia de R$ 6 milhões para a CASSI, em 2023.
Reestruturação tecnológica
A reestruturação tecnológica foca em quatro principais frentes: a readequação dos processos e da estrutura organizacional da Gerência de Tecnologia da Informação; a atualização do Enterprise Resource Planning (ERP) – sistema que faz a gestão das informações, agrupando-as em um único lugar; a implementação de sistema para gerenciar e integrar as ferramentas de relacionamento com participantes; e a adoção de um modelo organizacional baseado em Analytics, levando à maior precisão na tomada das decisões estratégicas, táticas, operacionais e de saúde da Instituição.
Parceria com startups
Para garantir a eficiência no processo, a CASSI tem convidado startups da área de saúde (health techs), para apresentarem soluções capazes de acelerar o aprimoramento dos serviços prestados.
Entre as soluções apresentadas estão o uso de inteligência artificial para identificação de linhas de cuidado e avaliação dos dados de saúde; soluções para atendimento online por meio de plataforma integrada; dispositivos de exames físicos em que o próprio beneficiário pode aferir dados de saúde básicos e compartilhá-los com a CASSI; e serviços de promoção à saúde a exemplo da Radar Fit que se tornou nossa parceira na Gameficação Cassi.
Soluções tecnológicas em benefício do participante
Foram diversas novidades e os avanços seguem acontecendo. Estão em andamento, também, soluções tecnológicas que representam ganhos relevantes para o atendimento aos participantes. Entre elas, pode-se destacar:
- A criação da sala de monitoramento, que permite maior agilidade na identificação de eventuais incidentes de tecnologia e evita problemas nos serviços oferecidos aos participantes e prestadores.
- A contratação de nova ferramenta de disparo de e-mails para participantes e credenciados, que faz com que a comunicação aconteça de forma mais rápida e eficiente.
- A implantação de mecanismos de segurança para aumentar o sigilo das informações dos participantes e prevenir ataques cibernéticos criminosos.
- A modernização da infraestrutura tecnológica das Unidades, com o objetivo de melhorar o atendimento ao participante CASSI.
- A automatização da Central de Pagamentos, com a implantação de medidas de controle no recebimento das contas médicas, assegurando a assertividade nas cobranças dos prestadores de serviços médico-hospitalares.
- A adoção de software que usa inteligência artificial para seleção de profissionais, permitindo acelerar o processo e melhorar a qualidade do recrutamento de colaboradores.
E vem muito mais
Em busca da constante evolução e do melhor atendimento ao participante, a CASSI revisou a estratégia corporativa para 2022/2026, tendo como direcionadores os quatro pilares estratégicos que abordam os principais temas da Instituição (acolhimento memorável, transformação digital, aumento de receitas e otimização de recursos).
“Redefinimos os objetivos que pretendemos alcançar, de forma a proporcionar um atendimento memorável, apoiado por uma comunicação mais próxima, aliada à nossa estratégia de saúde e à sustentabilidade da CASSI”, analisa a Diretoria.