CASSI ganha espaço em eventos nacionais e internacionais
A CASSI realiza a partir desta semana uma série de participações em eventos de destaque nacional e internacional, apresentando estudos com base nas experiências de cuidado em saúde. Serão 11 trabalhos em cinco eventos só no segundo semestre de 2024 (lista abaixo). Os dois principais destaques são a presença da Instituição na 15ª Conferência Bienal de Avaliação Europeia 2024 (EES), em Rimini, na Itália, e no Congresso Mundial de Epidemiologia 2024 (WCE), na Cidade do Cabo, África do Sul, ambos realizados de quarta a sexta-feira, 25 a 27 de setembro.
Na Itália, a CASSI apresentará a metodologia desenvolvida internamente, incluindo profissionais e ferramentas usados para comparar o perfil de saúde da população assistida com padrão nacional e entender se precisa de estratégia igual ou diferente. O estudo evidencia o papel da equipe de saúde multiprofissional, que extrapola a análise estatística, para conhecer detalhadamente a população. O trabalho será apresentado pela colaboradora Danyelle Monteiro Cavalcante, em uma sessão sobre Prática colaborativa para mudança transformadora. Esse evento tem grande importância na avaliação de políticas públicas, programas sociais e desenvolvimento internacional que reúne profissionais, acadêmicos e líderes de pensamento para discutir métodos inovadores, melhores práticas e tendências emergentes na avaliação.
Na África do Sul, a CASSI mostrará como usou o algoritmo para chegar a estratégias adequadas de identificação de participantes com diabetes ou com risco de desenvolver a doença, a partir de dados de atendimento nas CliniCASSI e rede credenciada. Com apresentação de um pôster e a presença do colaborador Weverton Vieira da Silva Rosa, autor do estudo, para tirar dúvidas, a Instituição exibirá a metodologia usada e os principais resultados, que permitiram maior assertividade na identificação de diabéticos, permitindo a busca ativa desses participantes, melhora no cuidado e na prevenção de agravos, e previsibilidade de ações para controle da doença. O WCE é um dos principais eventos mundiais, organizado pela Associação Internacional de Epidemiologia. Reúne epidemiologistas, profissionais de saúde pública e pesquisadores de diversas partes do mundo para discutir os avanços mais recentes e as melhores práticas em saúde pública.
Visibilidade
Os trabalhos apresentados em eventos científicos retratam as análises da saúde população CASSI, que permitem identificar predominância de doenças e a efetividade das ações de saúde. Ao ter a aprovação para apresentar esses estudos em eventos, a CASSI obtém a validação das comunidades científicas nacionais e internacionais. A intensificação da presença em congressos revela também um avanço no padrão de excelência do cuidado oferecido. Os estudos ainda embasam a tomada de decisão pelos gestores ao propor ações e forma de assistência. Ao mesmo tempo, pode influenciar o comportamento dos participantes, à medida que têm acesso a esses conteúdos e reconhece neles um valor, aumenta a chance de adesão às formas de tratamento e às ações de promoção de saúde e prevenção de agravos de doenças crônicas, por exemplo. No último ano, a Instituição trabalhos em congresso latino-americano no México sobre sistemas de saúde e internacional, na Bélgica, sobre diabetes.
Veja os eventos de 2024
- 23º Encontro Nacional de Estudos Populacionais (23 a 26/9), em Brasília (DF). Pôster: Análise do perfil populacional e predição de participantes com variações significativas nas despesas de uma operadora de planos de saúde
- Congresso Mundial de Epidemiologia 2024 (25 a 27/9), Cidade do Cabo, África do Sul. Poster, esclarecimento e explicações: Metodologia de Predição de Condições Crônicas: Análise Epidemiológica em uma Operadora de Autogestão em Saúde no Brasil” – Estudo sobre o uso de técnicas de Machine Learning para identificar padrões assistenciais e prever a presença de condições crônicas entre beneficiários
- 15ª Conferência Bienal de Avaliação Europeia 2024 (25 e 27/9), em Rimini, Itália. Apresentação do trabalho “Saúde da População: uma jornada colaborativa para avaliar doenças crônicas não transmissíveis em uma Operadora de Saúde, no Brasil” – Relato de experiência sobre o uso de Inteligência Artificial para estimar a prevalência de doenças crônicas entre beneficiários ao longo de cinco anos. Sessão com participação da Unicef e mediação pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)
- 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (3 a 6/11), em Fortaleza (CE). Apresentação em formato roda de conversa: Gastos por Diabetes Mellitus em uma operadora de autogestão em saúde brasileira: um estudo exploratório.
12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (23 a 27/11), no Rio de Janeiro (RJ). São 5 pôsteres e 1 em pôster dialogado concorrendo à premiação do evento. Temas dos trabalhos:
- Complicações da Diabetes Mellitus em beneficiários de uma operadora de autogestão em saúde.
- Modelo para análise das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em uma operadora de autogestão em saúde.
- Boletins epidemiológicos como ferramentas de comunicação sobre DCNT em uma operadora.
- Prática interdisciplinar na identificação de DCNT em uma operadora de autogestão em saúde.
- Caracterização de DCNT na população de uma operadora de autogestão em saúde.
- Análise preditiva e epidemiológica de DCNT em uma operadora de planos de saúde.
- 5º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (4 a 9/9), em Fortaleza (CE). Apresentação de Modelagem preditiva de participantes com variações significativas nas despesas de uma operadora de planos de saúde