Publicado em: 24/09/24

CASSI ganha espaço em eventos nacionais e internacionais


A CASSI realiza a partir desta semana uma série de participações em eventos de destaque nacional e internacional, apresentando estudos com base nas experiências de cuidado em saúde. Serão 11 trabalhos em cinco eventos só no segundo semestre de 2024 (lista abaixo). Os dois principais destaques são a presença da Instituição na 15ª Conferência Bienal de Avaliação Europeia 2024 (EES), em Rimini, na Itália, e no Congresso Mundial de Epidemiologia 2024 (WCE), na Cidade do Cabo, África do Sul, ambos realizados de quarta a sexta-feira, 25 a 27 de setembro.

Na Itália, a CASSI apresentará a metodologia desenvolvida internamente, incluindo profissionais e ferramentas usados para comparar o perfil de saúde da população assistida com padrão nacional e entender se precisa de estratégia igual ou diferente. O estudo evidencia o papel da equipe de saúde multiprofissional, que extrapola a análise estatística, para conhecer detalhadamente a população. O trabalho será apresentado pela colaboradora Danyelle Monteiro Cavalcante, em uma sessão sobre Prática colaborativa para mudança transformadora. Esse evento tem grande importância na avaliação de políticas públicas, programas sociais e desenvolvimento internacional que reúne profissionais, acadêmicos e líderes de pensamento para discutir métodos inovadores, melhores práticas e tendências emergentes na avaliação.

Na África do Sul, a CASSI mostrará como usou o algoritmo para chegar a estratégias adequadas de identificação de participantes com diabetes ou com risco de desenvolver a doença, a partir de dados de atendimento nas CliniCASSI e rede credenciada. Com apresentação de um pôster e a presença do colaborador Weverton Vieira da Silva Rosa, autor do estudo, para tirar dúvidas, a Instituição exibirá a metodologia usada e os principais resultados, que permitiram maior assertividade na identificação de diabéticos, permitindo a busca ativa desses participantes, melhora no cuidado e na prevenção de agravos, e previsibilidade de ações para controle da doença. O WCE é um dos principais eventos mundiais, organizado pela Associação Internacional de Epidemiologia. Reúne epidemiologistas, profissionais de saúde pública e pesquisadores de diversas partes do mundo para discutir os avanços mais recentes e as melhores práticas em saúde pública.
Visibilidade
Os trabalhos apresentados em eventos científicos retratam as análises da saúde população CASSI, que permitem identificar predominância de doenças e a efetividade das ações de saúde. Ao ter a aprovação para apresentar esses estudos em eventos, a CASSI obtém a validação das comunidades científicas nacionais e internacionais. A intensificação da presença em congressos revela também um avanço no padrão de excelência do cuidado oferecido. Os estudos ainda embasam a tomada de decisão pelos gestores ao propor ações e forma de assistência. Ao mesmo tempo, pode influenciar o comportamento dos participantes, à medida que têm acesso a esses conteúdos e reconhece neles um valor, aumenta a chance de adesão às formas de tratamento e às ações de promoção de saúde e prevenção de agravos de doenças crônicas, por exemplo. No último ano, a Instituição trabalhos em congresso latino-americano no México sobre sistemas de saúde e internacional, na Bélgica, sobre diabetes.

Veja os eventos de 2024

  • 23º Encontro Nacional de Estudos Populacionais (23 a 26/9), em Brasília (DF). Pôster: Análise do perfil populacional e predição de participantes com variações significativas nas despesas de uma operadora de planos de saúde
  • Congresso Mundial de Epidemiologia 2024 (25 a 27/9), Cidade do Cabo, África do Sul. Poster, esclarecimento e explicações: Metodologia de Predição de Condições Crônicas: Análise Epidemiológica em uma Operadora de Autogestão em Saúde no Brasil” – Estudo sobre o uso de técnicas de Machine Learning para identificar padrões assistenciais e prever a presença de condições crônicas entre beneficiários
  • 15ª Conferência Bienal de Avaliação Europeia 2024 (25 e 27/9), em Rimini, Itália. Apresentação do trabalho “Saúde da População: uma jornada colaborativa para avaliar doenças crônicas não transmissíveis em uma Operadora de Saúde, no Brasil” – Relato de experiência sobre o uso de Inteligência Artificial para estimar a prevalência de doenças crônicas entre beneficiários ao longo de cinco anos. Sessão com participação da Unicef e mediação pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird)
  • 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (3 a 6/11), em Fortaleza (CE). Apresentação em formato roda de conversa: Gastos por Diabetes Mellitus em uma operadora de autogestão em saúde brasileira: um estudo exploratório.
    12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia (23 a 27/11), no Rio de Janeiro (RJ). São 5 pôsteres e 1 em pôster dialogado concorrendo à premiação do evento. Temas dos trabalhos:
  1. Complicações da Diabetes Mellitus em beneficiários de uma operadora de autogestão em saúde.
  2. Modelo para análise das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em uma operadora de autogestão em saúde.
  3. Boletins epidemiológicos como ferramentas de comunicação sobre DCNT em uma operadora.
  4. Prática interdisciplinar na identificação de DCNT em uma operadora de autogestão em saúde.
  5. Caracterização de DCNT na população de uma operadora de autogestão em saúde.
  6. Análise preditiva e epidemiológica de DCNT em uma operadora de planos de saúde.
  • 5º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (4 a 9/9), em Fortaleza (CE). Apresentação de Modelagem preditiva de participantes com variações significativas nas despesas de uma operadora de planos de saúde