Concluída etapa de conferências para construção da Política de Relacionamento com PcD da CASSI
O estado de Sergipe sediou a última das 27 conferências promovidas pela CASSI para a construção de uma Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência. O evento, realizado nesta quarta-feira, 28, em Aracaju (SE), reuniu participantes com e sem deficiência, colaboradores da CASSI e profissionais de saúde.
Todos os estados e o Distrito Federal sediaram encontros, para a identificação das necessidades das pessoas com deficiência e a eleição de delegados que serão porta-vozes no encontro nacional que acontecerá ainda no primeiro semestre desse ano, em Brasília, para aprovação da política. O documento reunirá ações capazes de favorecer a presença das pessoas com deficiência (PcD) de forma significativa em todos os ambientes, diminuindo preconceitos, prevenindo agravos, estimulando a adoção de hábitos e estilos saudáveis, e para serem atendidas em todas as esferas.
O diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, Fernando Amaral, destacou que esta a finalização desta etapa marca o início de outra importante: a consolidação das propostas apresentadas nas conferências estaduais, que serão submetidas à uma consulta pública aberta. “A CASSI será o primeiro plano de saúde a elaborar uma política especial de relacionamento que será vinculado ao atendimento de saúde, as relações sociais e também no seu acompanhamento psicossocial”, destacou.
Após o período de consulta pública, a CASSI irá consolidar as propostas que irão compor o documento final. O lançamento da Política de Relacionamento com a Pessoa com Deficiência está previsto para acontecer no dia 21 de setembro, data que marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Representatividade
Estiveram presentes na última conferência o delegado titular da Associação de Pais e Amigos com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil, (Apabb), Milton Santos Oliveira, o coordenador do Conselho de Usuários da CASSI Sergipe, Durand Noronha, o diretor regional Sergipe da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), Almir Souza Vieira, o superintendente de Varejo Centro-Oeste do BB, Marcolino José de Zorze, a enfermeira do Serviço Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), Carine Avelar e a gerente da unidade CASSI Sergipe, Vanilma Santana.
Conferências em números 2 mil pessoas participaram dos debates de forma presencial e online.
27 Conferências Cidadãs realizadas entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024.